JANTARES-TERTÚLIA

Poesia à (boa) mesa…

No passado dia 2 de Abril regressámos ao Mel das Arábias para mais um jantar-tertúlia. Associados e amigos acorreram a repetir a experiência de jantar connosco, sempre em torno de boa comida e melhor conversa. Outros houve que embarcaram nesta nossa proposta de viagem gustativa pela primeira vez. Neste evento reuniu-se um grupo mais restrito – imposição dos condicionalismos próprios do espaço e do conforto dos nossos convivas. Mas nem por isso menos curioso e entusiasta.
A chegada de velhos e novos amigos, algumas caras conhecidas e outras nem tanto, foi dando o mote para que os alegres convivas se distribuíssem pelas mesas, com preferência por este ou aquele lugar, ou procurando apenas um cantinho que lhes sugerisse o conforto e prazer que a noite prometia, o do palato e o do espírito, um e outro deixando-se levar por promessas de descoberta dos caminhos do Oriente.


Sem mais delongas - e porque a fome do corpo nos pobres mortais grita mais alto que a fome do espírito – demos início ao nosso jantar, antecedido por uma breve apresentação das iguarias que compunham o buffet sugerido para a noite. Comida de matriz egípcia, os sabores e ingredientes são inequivocamente evocativos das heranças Mediterrânea, Africana e Oriental, quer no uso das leguminosas (lentilhas, fava e grão) e dos frutos secos, quer nos legumes frescos cortados e combinados nas mais variadas e coloridas saladas, quer na forma de cozinhar as aves e no uso das especiarias e ervas aromáticas.
Servido o café e o chá de menta – que remataram o doce egípcio Umm Ali, a evocar memórias de papas infantis (pela sua consistência e uso do leite e da nata, engrossados com amido de milho), polvilhadas com frutos secos e côco ralado.

A Professora Dra. Natália Lopes Nunes apresentou-nos a poesia no Gharb al-Andalus, conduzindo-nos numa viagem no tempo, através dos caminhos da Alma e do Espírito, dos prazeres e da ascese sufi, dos amores e das penas, por jardins onde se sente o aroma de flores e frutas amadurecidas pelo sol mediterrâneo e se ouve o murmúrio das águas das fontes e tanques. Bolos de mel e alfanges, minaretes e chamamento à oração ao entardecer, saudades e maktub, o destino inexorável que nos marca a todos neste cantinho da Europa, esta finisterra meridional onde o sentir e o cantar do poeta, mesmo no distante al-Andalus, são, afinal, tão familiares e tão Portugueses.

E a poesia fluiu, lida ou declamada, pela nossa ilustre convidada ou por algum dos nossos convivas, entre os quais, para nosso imenso deleite, se encontrava o Dr. Adalberto Alves, que nos agraciou a todos com o cantar do seu coração árabe.


Foi com tristeza que demos por encerrada mais uma tertúlia, já a noite ia longa. Tristeza pela constatação de que não nos era possível esticar a noite para além do rodar das estrelas no céu, prendê-la no manto de veludo e prata e continuar a beber do licor enebriante da incomparável poesia dos nossos antepassados árabes.


*



O NCEO - Núcleo de Cultura e Estudos Orientais está cheio de novidades!
 
Em Fevereiro damos início aos nossos jantares-tertúlia no Mel das Arábias - jantares orientais antecedidos por uma tertúlia onde um convidado especial nos irá orientar na discussão de um tema proposto.
O "Misticismo Islâmico", introduzido à discussão pelo Professor Dr. José Manuel Anes.
O primeiro jantar terá lugar no sábado dia 12 de Fevereiro de 2011, pelas 20.30 horas, e o tema da tertúlia será o "Misticismo Islâmico", introduzido à discussão pelo Professor Dr. José Manuel Anes.
O preço do jantar-tertúlia é de € 18,00 por pessoa. O buffett do jantar será composto pelas seguintes iguarias:
- entradas, acompanhadas com pão árabe: hummus-tahina (paté de grão de bico com tahina), salada árabe (salada de tomate, pepino, cebola, azeitonas), salada de pepino com iogurte, cenouras perfumadas com cominhos. canja egípcia
- 2 pratos quentes: cuscus vegetariano e machxi (legumes recheados com arroz, carne picada e especiarias);
- sobremesa: mohalabia (leite creme árabe com amendoas e passas)
- Karkade (chá de flor de hibisco) e água
- Chá de menta e café
(bebidas alcoólicas não incluídas)
A realização do evento está sujeita a número mínimo de participantes e a participação no mesmo está condicionada a marcação prévia obrigatória. As reservas poderão ser feitas para o telemóvel n.º 911564707 ou por mail para o endereço NCEO.Portugal@gmail.com até ao dia 9 de Fevereiro de 2011.
O Mel das Arábias situa-se na Calçada da Estrela, n.º 187, em Lisboa.
Venham estimular o vosso paladar e o vosso intelecto com as maravilhas que nos chegam do Oriente.



Alimento para o corpo e para o espírito…

No passado dia 12 de Fevereiro os nossos amigos no Mel das Arábias, para o primeiro jantar-tertúlia. A partir das 20.15 começaram a chegar os convivas, curiosos, antecipando a confraternização dessa noite.
Foi uma noite festiva. No Mel das Arábias sentia-se a alegria efusiva pelos recentes eventos no Egipto, com os nossos convivas a erguerem os copos num brinde solidário com o povo que, na véspera, acabara com a sua opressão.


O ambiente é acolhedor, de uma simplicidade aconchegante, próprio para o espírito intimista que se procurou fomentar, uma reunião em casa de velhos amigos, que nos encantam com a sua conversa e nos servem sempre as iguarias mais inesperadas. Um buffett de sabores singelos e despretensiosos, onde o grão, o tomate e o pepino, as cenouras perfumadas e o pão árabe se misturam com as folhas de videira recheadas e o couscous magrebino. Sem esquecer o karkadé ou o chá de menta.

O nosso convidado – Professor José Manuel Anes – fez-nos uma breve introdução ao tema de debate: “O Misticismo Sufi”. Sempre eloquente e comunicativo, o Professor Anes deu testemunho do Amor que guia o sufi na Via, no Caminho para Deus, da sua Filosofia e da forma como este Caminho pedregoso e iluminado é encarado, dentro e fora do Islão. Falou-nos ainda dos grandes mestres sufis que viveram e ensinaram naquele que é hoje o nosso país, nos remotos tempos medievais, quando muçulmanos, judeus e cristãos construíram uma sociedade rica e diversificada. E mais tarde, já com o estômago recomposto e o palato a deleitar-se com os sabores da doçaria árabe, o Professor divertiu-nos com as pequenas histórias edificantes dos velhos Mestres e respondeu às questões que uma plateia um pouco tímida e hesitante lhe foi colocando. Falou do dhikr e das heresias cristãs, dos muitos Caminhos que se cruzam e seguem paralelos, na mesma direcção.



E no dia 2 de Abril estaremos, efectivamente, de regresso ao Mel das Arábias, para mais um jantar-tertúlia. Desta vez com a Professora Dra. Natália Lopes Nunes que nos irá falar da sua paixão (e trabalho de investigação prós-doutoramento), a “Poesia no Gharb al-Andalus”.
No mesmo local, à mesma hora. Outras iguarias, novo tema e uma convidada que nos irá guiar brilhantemente pelos louvores do Belo e do Prazer, os cantares da vida de mel e amêndoas do Gharb.