AGENDA 2011


JANEIRO 

Dia 22 - Clube de Leitura
Na próxima reunião, o Clube de Leitura irá contar com a presença da Mestre Alexandra Diez de Oliveira para nos ajudar a melhor compreender e enquadrar no contexto literário Egípcio o livro cuja leitura vos propomos.




Fevereiro

Dia 12 - Jantar Tertúlia
Damos  início aos nossos jantares-tertúlia no Mel das Arábias - jantares orientais antecedidos por uma tertúlia onde um convidado especial nos irá orientar na discussão de um tema proposto.
 O primeiro jantar terá lugar no sábado dia 12 de Fevreiro de 2011, pelas 20.30 horas, e o tema da tertúlia será o "Misticismo Islâmico", introduzido à discussão pelo Professor Dr. José Manuel Anes.
O preço do jantar-tertúlia é de € 18,00 por pessoa. O buffett do jantar será composto pelas seguintes iguarias:
- entradas, acompanhadas com pão árabe: hummus-tahina (paté de grão de bico com tahina), salada árabe (salada de tomate, pepino, cebola, azeitonas), salada de pepino com iogurte, cenouras perfumadas com cominhos. canja egípcia
- 2 pratos quentes: cuscus vegetariano e machxi (legumes recheados com arroz, carne picada e especiarias);
- sobremesa: mohalabia (leite creme árabe com amêndoas e passas)
- Karkade (chá de flor de hibisco) e água
- Chá de menta e café
(bebidas alcoólicas não incluídas)
A realização do evento está sujeita a número mínimo de participantes e a participação no mesmo está condicionada a marcação prévia obrigatória. As reservas poderão ser feitas para o telemóvel n.º 911564707 ou por mail para o endereço NCEO.Portugal@gmail.com até ao dia 9 de Fevereiro de 2011.
O Mel das Arábias situa-se na Calçada da Estrela, n.º 187, em Lisboa.
  

Dia 18 - Início do Curso de Língua Árabe
O Núcleo de Cultura e Estudos Orientais tem o prazer de anunciar a realização de um Curso de Língua Árabe (Árabe Clássico), em parceria com a Associação Nova Acrópole.
O curso será leccionado pela Professora Margared Wardian (docente no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica de Lisboa).
O curso decorrerá durante 15 semanas, com uma aula semanal às 6.ªs feiras, entre as 19 e as 22 horas.


SETEMBRO

Dia 24 - Clube de Leitura
 
Após a tão esperadas (e merecidas) férias de Verão, retomaremos as nossas reuniões do Clube de Leitura no dia 24 de Setembro com a obra de Ana Cristina Silva, Crónica do Rei-Poeta Al-Mu’tamid.
O famoso rei da taifa de Sevilha, orgulho e símbolo do nosso passado islâmico, governador de Silves, sublime poeta e amante de tertúlias, é-nos apresentado pela sua própria voz.