quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nasceu o Clube de Leitura!

"Gente curiosa e sedenta de conhecimentos, descobrimo-nos a questionar o que de nós vive no Outro e o que do Outro vive em nós. Principalmente quando essoutro, vislumbrado no espelho de mil e uma facetas, nos parece mais estranho do que familiar. Mas essa estranheza logo se dissipa quando buscamos para além dos véus e, afinal, percebemos que é o nosso próprio reflexo que nos devolve o olhar".

Este projecto pretende colmatar uma necessidade, cada vez mais visível, de conhecimento e compreensão da(s) cultura(s) oriental(ais) e da sua influência na formação da identidade portuguesa. Esta busca do conhecimento tem-se vindo a sentir fora do meio universitário e de investigação científica cada vez com maior intensidade. Muitos são aqueles que, pelas mais variadas razões, não podem ou não desejam enveredar por um percurso académico, mas gostariam, ainda assim, de aprofundar e consolidar conhecimentos, com qualidade e rigor científicos, orientados por profissionais competentes e qualificados.

Na prossecução do nosso objectivo propomo-nos organizar e promover não apenas iniciativas vocacionadas para a divulgação do conhecimento e investigação na área dos estudos orientais, como cursos livres, acções de formação, seminários, conferências, workshops, mas também iniciativas de carácter cultural, com o intuito de promover um contacto directo e interactivo com as mais significativas manifestações culturais desse mesmo Oriente que tanto nos tem influenciado e fascinado ao longo dos séculos, num complemento prático da formação teórica ministrada pelo Núcleo.

Neste contexto decidimos criar um Clube de Leitura com o objectivo de estudar e divulgar a literatura enquanto:

• Manifestação de cultura dos povos do Magreb, do Próximo e do Médio Oriente e do subcontinente Indiano;

• Veículo de opinião e influência dos povos ocidentais sobre o Próximo e Médio Oriente.

No âmbito desta iniciativa iremos proceder à leitura e debate de obras que reúnam as características seguintes:

a) Sem prejuízo da sua nacionalidade ou local de residência, o autor ou autores deverão ser naturais de qualquer um dos países do Magreb, do Próximo e do Médio Oriente ou do subcontinente Indiano e a obra seleccionada reflectir características, valores, ideias ou quaisquer elementos culturais próprios do seu país ou cultura de origem;

b) As obras de autores com origem noutros países e culturas que não as referidas na alínea anterior devem sempre incidir sobre temas, ideias ou abordagens que reflictam as culturas, ideias e referências próprias do Magreb, Próximo e Médio Oriente ou do subcontinente Indiano e / ou as influências e o confronto de tais realidades com o mundo Ocidental."





1 comentário:

  1. Será, seguramente, uma excelente oportunidade para ler autores desconhecidos (ou menos conhecidos) e reler outros a cuja companhia já nos habituámos.

    ResponderEliminar