terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PRÓXIMO CLUBE DE LEITURA - 28 DE JANEIRO DE 2012






Khan al Khalili
Naguib Mahfouz

O local é a populosa cidade do Cairo. O tempo… a Segunda Guerra Mundial. Uma família de classe média, aterrorizada pelos bombardeamentos alemães, foge de sua casa e procura refúgio no velho bairro de Khan al Khalili, considerado mais seguro. Pelo meio dos receios da guerra, desenrola-se a história de amor de dois irmãos, com personalidades totalmente opostas, apaixonas pela mesma jovem, a sedutora Nawal.
Esta é a desculpa que Naguib Mahfouz precisa para descrever minuciosamente os ambientes populares, burgueses e intelectuais da sua cidade natal, bem como para proceder à análise de uma sociedade que se vê obrigada a tomar partido perante os dramáticos acontecimentos que se sucedem
*
Naguib Mahfouz, foi laureado com o Nobel da Literatura em 1988. Nascido no Cairo – Egipto – a 11 de Dezembro de 1911, formou-se em Filosofia e trabalhou como funcionário público até se aposentar aos sessenta anos. Faleceu em 2006.
A sua vasta obra é de uma versatilidade espantosa, abarcando estilos tão distintos como o romance histórico, o romance realista e a literatura do absurdo.
A frontalidade com que sempre defendeu as posições mais justas e equilibradas – nomeadamente o apoio que concedeu a Salman Rushdie na polémica em torno da publicação de “Os Versículos Satânicos” – valeu-lhe diversas ameaças de morte por parte de extremistas islâmicos e um atentado em 1994.

*

Na reunião de dia 28 de Janeiro de 2012 teremos a honra de ter connosco, como convidado especial, o Professor Dr. Luís Manuel Araújo.




CENTENÁRIO DE NAGUIB MAHFOUZ


No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do laureado escritor egípcio Naguib Mahfouz, vem a Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto, pela primeira vez em parceria com o Núcleo de Cultura e Estudos Orientais, apresentar uma palestra evocativa da vida e obra deste grande escritor, o primeiro autor de língua árabe a ver a sua obra galardoada com o prémio Nobel da literatura, em 1988.
O evento terá lugar no próximo dia 17 de Dezembro, pelas 15h, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia e será composto por uma comunicação evocativa da vida e obra do grande autor, a cargo da Mestre Alexandra Diez de Oliveira, pontuada por leituras de excertos de algumas das suas obras mais emblemáticas.
É, pois, com enorme prazer, que vos convidamos a viajar connosco para o velho Cairo onde nasceu e viveu Naguib Mahfouz e a mergulhar nesse mundo de cores, cheiros e sons, de emoções e vivências, que o grande mestre tão bem descreveu nos seus romances.
A sessão terminará com um festivo lanche natalício, que apela ao fraternal convívio e a calorosos votos de Boas Festas.