quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PRÓXIMO CLUBE DE LEITURA - 24 DE SETEMBRO

Crónica do Rei-Poeta Al-Mu’tamid
Ana Cristina Silva


Após a tão esperadas (e merecidas) férias de Verão, retomaremos as nossas reuniões do Clube de Leitura no dia 24 de Setembro com a obra de Ana Cristina Silva, Crónica do Rei-Poeta Al-Mu’tamid.
O famoso rei da taifa de Sevilha, orgulho e símbolo do nosso passado islâmico, governador de Silves, sublime poeta e amante de tertúlias, é-nos apresentado pela sua própria voz. No auge da sua desdita, exilado em Aghmât – onde viria a morrer – o grande Al-Mu’tamid escreve as suas memórias, “Carta aos meus filhos mortos”, sabor de lágrimas amargas na pele ressequida pelo sol e pela poeira do deserto marroquino. E é nas páginas desse testamento de quem nada tem a testar que Al-Mu’tamid nos conta a sua vida, nos revela os seus sonhos e ambições, os amores e paixões, o destino que não conseguiu enganar, por muito que o tenha tentado com todas as forças do seu coração inspirado. No rio das suas lágrimas navegam o amor da sua vida – Itimad –, o amigo ao qual o destino o uniu, para o bem e para o mal – Ibn Ammar –, os filhos que o antecederão na subida ao Criador e o almorávida que será a arma do Destino – Ibn Tashfîn.
Conduzidos pelos próprios versos do rei-poeta, percorremos-lhe a vida, por entre as suas memórias e sentimentos conflituosos, entre Silves e Sevilha, entre poemas e escravas, amendoeiras em flor e alaúdes dedilhados em saraus que se estendem até ao raiar do dia, na corte do rei que amava os poetas e as bailarinas, que sonhava com a paz e acabou por convocar a guerra.
*
Ana Cristina Silva é docente universitária no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Com um doutoramento em Psicologia da Educação, a sua área de especialização é a aprendizagem da leitura e da escrita, tendo desenvolvido investigação neste domínio.
A sua obra ficcional conta ainda com outros dois títulos, As Fogueiras da Inquisição e A Dama Negra da Ilha dos Escravos, e vem sendo aclamada pela sua abordagem psicológica e cheia de uma intricada teia de sentimentos.

Local: Lisboa - Livraria Pó dos Livros.
Hora: 17h às 19h.