terça-feira, 2 de novembro de 2010

Segunda Reunião do Clube de Leitura


A segunda reunião de debate do Clube de Leitura irá realizar-se no sábado 22 de Janeiro de 2011, pelas 17.00 horas, na Rua Joaquim António de Aguiar, n.º 35, 7.º Esquerdo, em Lisboa, e terá uma duração aproximada de duas horas.



Os Pequenos Mundos do Edifício Yacoubian
Alaa El Aswany

Comecemos por dizer que o edifício Yacoubian, que dá título a esta obra de El Aswany, é um belíssimo edifício da Baixa do Cairo (Egipto), construído na década de 30 do século XX, tendo-se tornado um verdadeiro símbolo do que foi aquela cidade no período entre Guerras.
E digamos igualmente que a sociedade retratada e estereotipada nas personagens que povoam o romance é, também ela, uma realidade do Egipto contemporâneo.
Este romance, envolto em polémica, faz desfilar perante o leitor toda uma série de personagens e as suas histórias privadas e vidas públicas, onde se cruzam a pobreza, a riqueza decadente, a prostituição, a homossexualidade, a corrupção, o fundamentalismo islâmico. É um retrato de uma sociedade despida de sonhos e ilusões. É um retrato cru que não nos deixa espaço à fantasia. É, talvez, um ponto de partida para se perceber até que ponto somos (ou não) todos iguais, até onde é que mais pura identidade humana nos leva a identificarmo-nos com aquilo que, numa primeira abordagem, nos parece tão distante.
Alaa El Aswany, nasceu a 26 de Maio de 1957, no Egipto, filho de um conhecido escritor e advogado, Abbas El Aswany.
Frequentou o Liceu Francês no Cairo e viveu 17 anos em Chicago (EUA), onde tirou um Mestrado.   
El Aswany tem escrito para vários jornais sobre política, literatura e assuntos sociais.
Para além de escritor é dentista e teve um consultório no Edifício Yacoubian durante anos.
Os Pequenos Mundos do Edifício Yacoubian, publicado em 2002, é o seu segundo romance e foi traduzido para várias línguas. No Egipto deu origem a uma série televisiva e a um filme. 

 *

Como convidada do Clube de Leitura iremos contar com a presença da Mestre Alexandra Diez de Oliveira na próxima reunião para nos ajudar a melhor compreender e enquadrar no contexto literário Egípcio o livro cuja leitura vos propomos.

Alexandra Diez de Oliveira é doutoranda em letras, na área de História Antiga, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestra em História e Civilizações Pré-Clássicas pela mesma Universidade.

Licenciou-se em História, variante Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1996 e é actualmente tutora de diversas cadeiras da licenciatura de História na Universidade Aberta.

É membro da Iberian AIA – Sociedade do Archeological Institute of América, do Centro de Arqueologia de Almada e da Associação de Amizade Portugal-Egipto, onde tem desenvolvido um intenso trabalho, como membro da respectiva Direcção e como conferencista em inúmeras actividades daquela Associação. Nesta última qualidade teve a oportunidade de proferir uma conferência no primeiro semestre de 2010 sobre a “Literatura Árabe Contemporânea no Egipto”.

A Mestre Alexandra Diez de Oliveira é Júnior Researcher do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem proferido conferências e publicado vários trabalhos de temática de História Antiga, participando regularmente quer como oradora, quer ao nível da organização de encontros internacionais de Egiptologia.